Bomba tô fora! Este é o tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para a campanha pelo Dia Nacional do Homem (15 de julho) deste ano. O assunto foi em função de muitas complicações ocasionadas por uso inadequado de hormônios.
A testosterona é o hormônio sexual mais importante produzido pelo homem. Existem, sim, situações legítimas, diagnosticadas por um médico, em que se deve usar a testosterona. Nos casos em que há deficiência desse hormônio, o uso traz inúmeros benefícios ao homem, melhorando a qualidade de vida e a saúde.
Mas, segundo a SBEM, a testosterona é usada por homens saudáveis, sem qualquer indicação médica, com o objetivo de ganho de massa muscular, melhora do desempenho sexual e efeito antienvelhecimento. A testosterona não está aprovada para uso nessas situações e seus riscos são maiores que seus benefícios, incluindo infertilidade, problemas cardíacos, hepáticos e prostáticos.
Portanto, o uso da testosterona deve ser feito nos casos em que há deficiência confirmada e sempre sob supervisão médica. O tratamento deve ser monitorizado periodicamente e cada consulta deve reconsiderar riscos e benefícios.
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
continue lendo