Lavar as mãos é um ato corriqueiro, não é mesmo? Mas você já parou para pensar a importância dele? Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água a baixo a infecção trazida por vírus e bactérias.
A transmissão de microrganismos pode acontecer de quatro formas, tanto pelo contato direto, contato indireto, as gotículas das secreções respiratórias ao espirrar ou tossir e mesmo pelo ar. E como nossas mãos estão sempre em contato com o meio ambiente constantemente, elas tornam-se mais vulneráveis à transmissão desses microrganismos. Por isso, o atyo de lavar as mãos pode prevenir doenças como herpes, gripe e outras viroses.
Para higienizar, o ideal é água e sabão, porque a água sozinha não é o suficiente para eliminar vírus e bactérias. A recomendação é de sempre lavar as mãos:
Profissionais de saúde
Lavar as mãos é ainda mais importante para os profissionais de saúde. Eles devem lavar as mãos antes e logo após o atendimento. Essas pessoas recebem pessoas doentes, depois utilizam o celular, pegam em equipamentos e instrumentos que outras pessoas compartilham e acabam também transmitindo ou então sendo contaminadas. Neste caso não são apenas recomendações, mas regra de higiene quando o ambiente em questão é uma unidade de saúde.
Passo a passo para lavar bem as mãos