A Secretaria de Estado de Saúde publicou no dia 19 de setembro o Protocolo de Implementação da Lista de Verificação para o Parto Seguro. O documento determina as medidas a serem implantadas na rede de saúde para aumentar a segurança no parto e no puerpério.
As ações são baseadas na Lista de Verificação para o Parto Seguro da Organização Mundial da Saúde (OMS), adaptada ao contexto brasileiro, e devem ser aplicadas em todos os hospitais que realizam parto no estado do Rio de Janeiro.
Confira aqui o Protocolo:
Protocolo de Identificação da Lista de Verificação para o Parto Seguro
De acordo com a OMS, “está comprovado que estas práticas seguras de parto reduzem os danos para as mães e os recém-nascidos (...) A Lista de Verificação apresenta um conjunto de práticas essenciais que, comprovadamente, reduzem os danos possíveis para mães e recém-nascidos”. O documento dá especial atenção às principais complicações verificadas, como hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia); hemorragias graves e infecções.
A SES dá prazo de 90 dias para a direção técnica dos hospitais elaborarem e implantarem os protocolos assistenciais e os procedimentos operacionais estabelecidos no Protocolo.
O Protocolo estabelece a Lista de Verificação a ser conferida por profissional de saúde (médico ou profissional da enfermagem) para avaliação dos riscos para mães e recém-nascidos, e se divide em quatro momentos:
- Na admissão;
- Antes da expulsão (ou antes da cesariana);
- Logo após o nascimento (no espaço de uma hora), e;
- Antes da alta.
A descrição das atividades é detalhada ponto a ponto. Por exemplo, na admissão, o profissional de saúde deve verificar:
- Se a parturiente necessita ser referenciada para outro hospital;
- Se o partograma foi iniciado;
- Se a parturiente necessita utilizar antibióticos;
- Se a parturiente necessita utilizar anti-hipertensivo ou sulfato de magnésio;
- Se é necessária a prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais;
- Se foi estimulada a presença de um acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto e;
- Se a parturiente e o acompanhante foram orientados quanto aos sinais de alerta.