Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Gabinete do Secretário
Segurança do Paciente
Notícias
Notícias
13/09/2021 SES-RJ lança Plano Estadual de Segurança do Paciente O PESP reforça o compromisso do estado com o tema e endossa ações complementares em contextos estadual e nacional

 Em consonância com as ações do mês de setembro, que colocam em evidência a importância do tema ‘Segurança do Paciente’, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) lança na semana em que se comemora a data (17 de setembro) o Plano Estadual de Segurança do Paciente (PESP).

Confira o novo PESP 2021-2025

O plano tem como objetivo principal contribuir para a criação de uma cultura de segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde do estado do Rio de Janeiro, por meio da implementação de medidas efetivas que reduzam o número de ocorrências. Nele, estão ações estratégicas e metas para cada objetivo específico como, por exemplo, elaborar normas complementares sobre práticas de segurança do paciente e promover a adesão pelos estabelecimentos de saúde.

Em julho de 2015, a SES também instituiu, por meio da Resolução SES nº 1224, o Comitê Estadual de Segurança do Paciente. Entre as principais competências do comitê, estão justamente elaborar e acompanhar a implementação do PESP, além de propor e validar, em caráter complementar, protocolos, guias e manuais referentes à segurança do paciente.
Em contexto nacional, por sua vez, o Ministério da Saúde (MS) dispõe, desde 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O programa atua em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, sejam eles públicos ou privados. Cabe ao programa, entre outras coisas, promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, em diferentes áreas da atenção à saúde.

O PNSP propõe 6 metas internacionais, que protegem os pacientes de riscos comuns em serviços de saúde. As seis metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) se traduzem em um conjunto de ações promovidas pelas instituições de saúde para prevenir e reduzir a um mínimo aceitável o risco de quaisquer danos relacionados aos cuidados de saúde.Considerando que muitos incidentes nos cuidados de saúde são evitáveis, a adoção de medidas preventivas pode evitar sofrimento desnecessário, economizar recursos e salvar vidas.

Telefones úteis