Você sabia que existe um programa que protege os pacientes dos riscos comuns quando se frequenta um serviço de saúde? Este programa é muito importante porque evita erros e previne acidentes. Conheça as 6 metas internacionais de Segurança do Paciente clicando em "Saiba Mais".

Saiba Mais

Notícias

134 Milhões

De pessoas são prejudicadas a cada ano como resultado de cuidados hospitalares inseguros em países de baixa e média renda, causando 2,6 milhões de mortes anualmente.

4 de cada 10 pacientes

Dos serviços de atenção primária e ambulatorial sofrem algum tipo de dano, mas 80% desses casos são evitáveis.

As 6 metas internacionais

Identificação do Paciente

Muitas pessoas tem nomes iguais ou muito parecidos. Por isso, todos os pacientes devem receber pulseiras ou crachás de identificação com o seu nome completo e mais alguma informação da pessoal (ex.: número do prontuário, data de nascimento)

Como se previnir

Comunicação Efetiva

Tanto os profissionais quanto os pacientes precisam entender o que está sendo comunicado, desde a informação sobre um exame até o tratamento realizado.

Como se previnir

Segurança no Uso de Medicamentos

Todos os pacientes vão receber medicações durante a internação. Por isso, você deve avisar a sua equipe se possui alguma alergia ou se trouxe medicamentos de casa.

Como se previnir

Cirurgia Segura

Existem procedimentos que os cirurgiões e a equipe realizam antes da cirurgia para diminuir os seus riscos. Por exemplo, certifique-se de que o local da cirurgia está adequadamente marcado e fique atento às orientações que você irá receber da equipe.

Como se previnir

Higienização das Mãos

As bactérias transmitidas pelas mãos são uma das principais causas de complicações e infecções hospitalares. Assim, observe se os profissionais envolvidos no seu cuidado lavam as mãos sempre que necessário.

Como se previnir

Prevenção de Quedas e Lesões

As quedas são acidentes que podem causar diversos danos para o paciente.

As lesões podem acontecer em pacientes que se movimentam pouco ou estão acamados (não saem da cama). Elas ocorrem em locais onde os ossos ficam em contato próximo da pele.

Como se previnir

Faça sua Parte

Informe,

Forneça informações importantes a seu respeito, como se tem alergias, doenças e quais medicamentos estão sendo usados.

Detalhe,

Caso tenha alguma doença crônica, como diabetes, depressão ou pressão alta, comunique aos profissionais de saúde quando for atendido.

Pergunte,

Anote, esclareça suas dúvidas, entenda as recomendações e participe do seu cuidado. Siga as orientações da equipe que está cuidando de você.

Identificação do paciente

1° - Nunca tire sua identificação. Ela é essencial para evitarmos os acidentes e deve ficar com você até a alta.

2° - Quando for receber uma medicação, um soro, sangue ou realizar um procedimento, verifique se os profissionais conferiram sua identificação antes de medicá-lo ou iniciar a cirurgia.

3° - Traga os seus documentos quando vier ao hospital.

4° - Todos os pacientes devem receber pulseiras e crachás de identificação com seu nome completo e mais algumas informações pessoais (ex.: número de prontuário, data de nascimento).

5° - Verifique se suas informações estão corretas na pulseira, na etiqueta ou no seu crachá de identificação.

6° - Muitas pessoas têm nomes iguais ou parecidos. Por isso, é importante que você verifique se o medicamento que está chegando tem os mesmos dados que a sua pulseira (nome e número de identificação).

Comunicação Efetiva

Veja algumas perguntas para fazer à equipe de saúde:

1° - Qual o nome da minha doença?

2° - Quais são as opções de tratamento?

3° - Como será realizada minha cirurgia? Quanto tempo vai durar minha cirurgia?

4° - Quando vou receber o resultado dos exames?

5° - Este remédio tem algum efeito colateral? Por quanto tempo devo usá-lo? Ele pode ser usado junto com os outros que já tomo?

6° - Preciso mudar minha rotina por causa do tratamento?

Segurança no Uso de Medicamentos

1° - Se não sabe, pergunte aos profissionais responsáveis por você quais são seus remédios e como deve tomá-los.

2° - Se não conhece os efeitos colaterais, pergunte.

3° - Se trouxer algum medicamento de casa, avise à equipe.

4° - Caso perceba que falta algum medicamento de uso contínuo, avise à equipe.

5° - Se não se sentir bem usando alguma medicação, avise à equipe.

6° - Avise caso tenha alergia a alguma medicação ou alimento.

7° - Lembre-se: a equipe de saúde deve perguntar seu nome e conferir a identificação antes de lhe medicar.

Cirurgia Segura

1° - Leia com atenção o termo de consentimento e tire todas dúvidas que tenha em relação à cirurgia. Não tenha vergonha de perguntar.

2° - Preste atenção às orientações do anestesista e informe sobre alergias.

3° - Conheça o procedimento cirúrgico que vai realizar.

4° - Certifique-se de que o local da sua cirurgia foi corretamente marcado com um símbolo antes de ir para o centro cirúrgico.

Higienização das Mãos

1° - Higienizar as mãos é a principal medida para diminuir as infecções.

2° - Fique atento se o profissional de saúde lavou as mãos para cuidar de você. Caso não, lembre-o de forma cordial.

3° - As visitas e os acompanhantes também devem lavar as mãos antes de tocar em você.

Prevenção de Quedas e Lesões

Para evitar quedas:

1° - Procure usar sapatos apropriados (solado antiderrapante).

2° - Mantenha as grades da cama sempre elevadas.

3° - Levante da cama devagar.

Para evitar lesões:

1° - Mantenha a pele hidratada passando algum creme.

2° - Tente se movimentar de tempos em tempos. Se não for possível sozinho, a equipe de saúde deve ajudar você a se movimentar a cada 2 horas.

3° - Se estiver usando fralda, avise à equipe para não permanecer com ela úmida muito tempo.

Baixe Aqui

Notas Técnicas


Manuais

Contato

Endereço: Rua México, 128 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-142

Telefone: 0800 025 5525

Horários de Atendimento

domingo Fechado

segunda-feira - 09:00 – 17:00

terça-feira - 09:00 – 17:00

quarta-feira - 09:00 – 17:00

quinta-feira - 09:00 – 17:00

sexta-feira - 09:00 – 17:00

sábado Fechado