O Instituto Vital Brazil está em ritmo de celebração pelo Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico , comemorado nesta segunda-feira (8). A data reconhece a importância dos cientistas e suas contribuições para o avanço do conhecimento. Neste ano, o IVB batizou uma espécie de cobra-coral com o nome de Micrurus Aníbal, em homenagem ao pesquisador e herpetólogo Anibal Rafael Melgarejo, que faleceu em 2019.
Uruguaio de nascimento, Melgarejo foi figura central do Instituto Vital Brazil, em Niterói, por décadas. O pesquisador dedicou sua carreira à Ofiologia, o estudo das serpentes, integrou consultorias e elaborou importantes documentos técnicos para o Ministério da Saúde, contribuindo para a Ciência e Saúde Pública.
Para Alexandre Chieppe, diretor presidente do IVB, Anibal não só contribuiu para a Ciência, mas também deixou um legado de dedicação e conhecimento.
-Sua pesquisa não apenas expandiu nosso entendimento sobre as cobras, mas também teve um impacto direto na saúde pública, influenciando políticas e práticas de manejo de serpentes venenosas, afirmou Chieppe.
Para o diretor científico do IVB, Luis Eduardo Cunha, a homenagem reforça o compromisso do Instituto com a inovação científica e a educação pública sobre ofidismo.
- Esta ‘nova espécie’, enriquece o conhecimento sobre a biodiversidade, e destaca a importância da preservação ambiental e da pesquisa científica para a sociedade, explica Cunha.