Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hemorio realiza ação inédita em jogo da Seleção no Maracanãzinho 18/05/2024 Hemorio realiza ação inédita em jogo da Seleção no Maracanãzinho Torcedores do jogo Brasil x Sérvia poderão fazer a doação de sangue das 8h30 às 14h, na área do ginásio onde estará a equipe móvel do Hemorio

Quem for ao ginásio do Maracanãzinho no próximo domingo (19/05) poderá, além de torcer para a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, ajudar a salvar vidas. O Hemorio e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) promoverão uma ação de doação de sangue durante o jogo Brasil e Sérvia pela Liga das Nações – uma das principais competições esportivas do mundo. Os torcedores poderão fazer a doação das 8h30 às 14h, na área onde estará a equipe móvel do Hemorio.


A iniciativa também será realizada no domingo seguinte, dia 26 de maio, quando as seleções masculinas de vôlei do Brasil e Itália irão se enfrentar no mesmo local.


“Essa é uma ação inédita. A gente sabe que o público de vôlei é sempre muito solidário com todas as causas e será também nesta ação especial. Esperamos que essa iniciativa seja um sucesso”, explica o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.


Quem pode doar


Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.


Crianças transplantadas também entrarão em quadra


Outra ação de conscientização para salvar vidas também será promovida durante o jogo Brasil e Sérvia. Duas crianças transplantadas – Arlindo Arthur Oliveira, de 7 anos, e Isabel da Rosa Santos, 4, entrarão em quadra antes do início da partida para incentiva a doação de órgãos.

 

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), através do RJ Transplantes, em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj).


Para sensibilizar a sociedade com relação ao tema, a equipe do Programa RJ Transplantes, antes da partida, abordará os torcedores e explicará como funciona o processo de doação.


Serviço
Doação de sangue no jogo Brasil X Sérvia
Data: Domingo, 19 de março
Horário: 8h30 às 14h
Endereço: Ginásio do Maracanãzinho - Rua Professor Eurico Rabelo, s/n - Maracanã

 

 

Telefones úteis