Diante das fortes chuvas no último fim de semana, que causaram estragos em alguns municípios do estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) tem visitado regiões afetadas, como a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, para oferecer suporte às secretarias municipais. Nesta terça-feira (26/03), equipes da SES levaram nova remessa de medicamentos, como anti-inflamatórios, antibióticos e anti-hipertensivos, além de frascos de hipoclorito de sódio para auxiliar na potabilidade da água, e insumos, como cateteres, luvas, máscaras e seringas. No último fim de semana, a cidade já havia recebido um primeiro suporte com medicamentos e insumos.
Para a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, a agilidade no apoio aos municípios é extremamente necessária para garantir que a população continue a ser atendida nas redes de saúde municipais.
“Bom Jesus do Itabapoana foi uma das cidades mais afetadas por conta das chuvas. Com a enchente, medicamentos foram perdidos, prejudicando a rede de assistência básica à população. Com o nosso suporte, buscamos auxiliar as autoridades de saúde municipais para que o atendimento à população seja completamente restabelecido”, destacou.
Além do envio de medicamentos e insumos, foi reforçada junto à equipe da Secretaria Municipal de Saúde a necessidade de vigilância para doenças que podem ocorrer após desastres, como a leptospirose.
Atendimento a cidades atingidas pelas chuvas
Na última sexta-feira (22/03), a SES-RJ ativou o seu plano de contingência e esteve em alerta máximo para atender a população e dar suporte aos municípios impactados pelas chuvas. Ao todo, 22 equipes foram mobilizadas, envolvendo 55 profissionais, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Além de Bom Jesus do Itabapoana, equipes da SES-RJ estiveram em Petrópolis e Teresópolis, no último sábado (23/03). As duas cidades também receberam kits calamidade como apoio.