Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
 Unidos contra a dengue” pede passagem para as escolas de samba do grupo especial na Marquês de Sapucaí 12/02/2024 Unidos contra a dengue” pede passagem para as escolas de samba do grupo especial na Marquês de Sapucaí Abrindo a primeira noite do grupo especial, promotores com a faixa da campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, do Governo do Estado do RJ, desfilaram na Avenida.l e ambulância do Samu adesivada com a campanha encerrou as apresentações de cada escola

O Carnaval do grupo especial foi aberto com uma mensagem de conscientização contra a dengue. À frente da Porto da Pedra, primeira escola na avenida neste domingo (11/02), uma equipe da campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, do Governo do Estado do RJ, percorreu toda a Marquês de Sapucaí levando uma faixa com os dizeres: “Ala do combate à dengue. Faça parte você também!”.  

 
– O combate ao mosquito é um dever de todos. Fluminenses, cariocas, turistas. todos devemos dedicar um pequeno tempo às ações que impedem a reprodução do agente transmissor para conter o aumento do número de casos. Vamos vencer essa batalha - afirma o governador Cláudio Castro, que fez questão de usar o repelente oferecido pelos promotores do na chegada ao Sambódromo.
 
Outra novidade foi o desfile de uma ambulância da campanha ao final de cada escola. Assim como nas noites de desfile da Série Ouro, na sexta-feira e no sábado, equipes posicionadas nas entradas do sambódromo ofereciam repelentes aos foliões.
 
–- Queremos mostrar que a luta contra o mosquito Aedes aegypti não pode parar. É fundamental que as pessoas se lembrem como é importante erradicar os seus criadouros em casa. E que busquem acabar com os possíveis depósitos de água parada em cada local,. Queremos muito que todos caiam na folia, sem restrições - alertou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
 
Com o tema “10 minutos que salvam vidas”, a campanha da Secretaria de Estado de Saúde tem reforçado as orientações de combate aos focos do Aedes aegypti existentes nas residências, onde estão 80% dos criadouros das larvas do mosquito. A campanha do Governo do Estado na Sapucaí também conta com vídeos educativos exibidos em nove telões espalhados pela Avenida dos Desfiles.  
 
Números da dengue no estado
 
Até o dia 08 de fevereiro, foram registrados 31.133 casos prováveis de dengue em todo o estado. Três óbitos foram confirmados até o momento:  um na cidade do Rio de Janeiro, um em Mangaratiba e um em Itatiaia. Em 2023, houve 51.494 casos prováveis e 30 óbitos confirmados. 
 
Plano Estadual de Combate à Dengue
 
Em 26 de janeiro, o governador Cláudio Castro e a secretária de Saúde Claudia Mello lançaram o programa Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!, que envolve o uso de tecnologia, qualificação e apoio aos 92 municípios do estado. O investimento é de R$ 3,7 milhões.
 
O Governo do Rio comprou equipamentos e insumos que estão sendo distribuídos aos municípios com maior incidência de casos, para a montagem de até 80 salas de hidratação, que terão capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pacientes por dia.
 
 A Secretaria de Estado de Saúde está treinando 2 mil médicos de emergências e profissionais de saúde dos 92 municípios para garantir o diagnóstico mais preciso e o tratamento correto, como também a capacitação no atendimento às gestantes infectadas. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos, inicialmente, para tratamento da dengue, como foi feito na Covid-19.
 
Foto: Maurício Bazilio/SES-RJ
 
 
 
Telefones úteis