Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
 Saúde RJ no Carnaval 2024: Campanha "Contra a Dengue Todo Dia” marca presença na Sapucaí na segunda noite de desfiles da Série Ouro 11/02/2024 Saúde RJ no Carnaval 2024: Campanha "Contra a Dengue Todo Dia” marca presença na Sapucaí na segunda noite de desfiles da Série Ouro Ação do Governo do Estado ofereceu repelente contra o Aedes aegypti para foliões no Sambódromo
 
A campanha "Contra a Dengue Todo Dia", promovida pelo Governo do Estado no Sambódromo do Rio de Janeiro, marcou presença na segunda noite da apresentação das escolas de samba da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. O público das arquibancadas e os desfilantes que chegavam ao Sambódromo foram recebidos por equipes que borrifavam repelente em quem queria se proteger contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. 
 
 
Com o tema “10 minutos que salvam vidas”, a campanha da Secretaria de Estado de Saúde tem reforçado as orientações de combate aos focos do Aedes aegypti existentes nas residências, onde estão 80% dos criadouros das larvas do mosquito.
 
"Nós só vamos vencer essa guerra contra a dengue com a participação de todos nós e uma estratégia indispensável é a eliminação dos focos de proliferação do mosquito dentro de nossas próprias casas, porque é lá onde estão 80% dos criadouros do Aedes aegypti", orienta Claudia Mello, secretária de estado de Saúde. 
 
 
Algumas dicas da campanha já estavam na ponta da língua da pequena Rafaela Ribeiro, 10 anos, que ao lado da mãe, Daniele Fátima da Conceição Ribeiro, se preparava para desfilar na Arranco do Engenho de Dentro, terceira escola a se apresentar na Sapucaí no sábado de Carnaval.
 
 
"Nao pode deixar água parada e tem que colocar cloro na piscina. A gente tem que tomar muito cuidado com esse mosquito e as crianças que lembrarem disso, avisem seus pais para eles terem cuidado", alertou a pequena sambista.
 
 
 
Além de oferecer repelente para os espectadores, a campanha do Governo do Estado na Sapucaí também conta com vídeos educativos exibidos em nove telões espalhados pela Avenida dos Desfiles. A ação prossegue nos desfiles do Grupo Especial, no domingo e segunda, dias em que também desfilarão pela pista uma faixa com a mensagem “10 minutos que salvam vidas” e uma ambulância “fantasiada” com a identidade visual da campanha. 
 
 
 
*Números da dengue no estado*
 
Até o dia 08 de fevereiro, foram registrados 31.133 casos prováveis de dengue em todo o estado. Três óbitos foram confirmados até o momento:  um na cidade do Rio de Janeiro, um em Mangaratiba e um em Itatiaia. Em 2023, houve 51.494 casos prováveis e 30 óbitos confirmados.
 
 
 
*Plano Estadual de Combate à Dengue*
Em 26 de janeiro, o governador Cláudio Castro e a secretária de Saúde Claudia Mello lançaram o programa *Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!*, que envolve o uso de tecnologia, qualificação e apoio aos 92 municípios do estado. O investimento é de R$ 3,7 milhões. 
 
 
O Governo do Rio comprou equipamentos e insumos que estão sendo distribuídos aos municípios com maior incidência de casos, para a montagem de até 80 salas de hidratação, que terão capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pacientes por dia. 
 
 
A Secretaria de Estado de Saúde está treinando 2.000 médicos de emergências e profissionais de saúde dos 92 municípios para garantir o diagnóstico mais preciso e o tratamento correto, como também a capacitação no atendimento às gestantes infectadas. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos, inicialmente, para tratamento da dengue, como foi feito na Covid-19 .
Telefones úteis