Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Saúde RJ mantém ambulâncias e motolâncias do SAMU no entorno do Engenhão 19/11/2023 Saúde RJ mantém ambulâncias e motolâncias do SAMU no entorno do Engenhão Equipamentos são para dar suporte e atendimento, em casos de emergência

A Secretaria de Estado de Saúde informa que manteve os cinco equipamentos do SAMU-RJ no entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos ( Engenhão) à disposição do público para o show da cantora Taylor Swift neste domingo (19.11). São três ambulâncias e duas motolâncias equipadas.

O SAMU- RJ informou que ontem (18/11) atendeu 20 pacientes no entorno do estádio, a maioria com crises de ansiedade e sintomas de alteração de pressão. Foram atendidos e liberados no local com orientações.

Uma ambulância intermediária do SAMU -RJ estará no posto Ipiranga na Av. Amaro Cavalcante ( em frente à estação de trem do Engenhão ), com uma dupla de motolâncias. Uma ambulância avançada estará reforçando o atendimento na UPA Engenho Novo, que fica próxima ao estádio.

Outra ambulância intermediária do SAMU-RJ ficará no posto BR na Av Dom Helder Camara, do outro lado do estádio, com uma dupla de motolâncias.


Onda de calor: SES-RJ alerta para a necessidade de hidratação de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas


A onda de calor que tem feito os termômetros nas últimas semanas chegarem a mais de 40º na cidade do Rio de Janeiro vem causando preocupação de especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), principalmente, pelos riscos causados pela desidratação.

Com o intenso calor, o organismo sofre dilatação nos vasos sanguíneos, que aumenta o fluxo de sangue no corpo. Idosos e crianças geralmente são os grupos que mais estão expostos aos riscos nesse período. No entanto, o cuidado também precisa ser redobrado para quem tem doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, asma e excesso de peso.

Quem convive com pessoas idosas precisa garantir alguns cuidados como manter a pessoa hidratada, e a água é a melhor forma de hidratação; preferir comidas leves; evitar exposição prolongada ao sol; manter panos unidos no pulso, no pescoço e na testa”, explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do último Censo (2022), o estado do Rio de Janeiro tem 56% da população com prevalência de excesso de peso, 23,90% de hipertensão arterial, 9,30% de diabetes e 4,60% de asma.


“Entre os citados, o grupo que mais preocupa é o de pessoas com excesso de peso (sobrepeso e obesidade) pois tem pouco água em sua composição corporal e tendem a desidratar mais rapidamente, além de representarem quase metade da população no estado”, explica Eralda Ferreira, Gestora da Coordenação de Vigilância e Promoção da Saúde.

Além de quem tem excesso de peso e doenças crônicas, a atenção especial para a exposição ao sol deve ser redobrada a toda população. Consumir ao longo do dia água fresca ou gelada, usar roupas leves com tecidos que permitam a transpiração corporal, consumir frutas suculentas, como melancias, laranjas e tangerinas, saladas com folhas e legumes, evitar o uso de maionese ou molhos com maior teor de gordura, são dicas essenciais para a alimentação nos dias mais quentes.

Telefones úteis