A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, esteve em reunião na última segunda-feira (27/11) com a deputada Renata Souza, presidenta da Comissão da Mulher da ALERJ, na Secretaria de Estado de Saúde. Estavam também presentes o subsecretário de Estado de Vigilância e Atenção Primária em Saúde, Mario Sergio Ribeiro, e o coordenador de Estado da Área Técnica de Saúde das Mulheres, Antonio Braga. Foram discutidas a assistência na rede de atenção materno-infantil, a adoção de boas práticas para o nascimento, as estratégias para qualificar o cenário de parto, as ações para mitigar iniquidades como as que impactam na mortalidade materna, em especial nas populações vulneráveis (entre as quais as mulheres negras), bem como no acesso às políticas de saúde sexual e reprodutiva.
A deputada Renata Souza teve acesso a diversos indicadores das diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro, as ações que têm sido implementadas e as propostas para o ano de 2024. Falou ainda de ideias para implementação de emendas parlamentares que possam fomentar a saúde das mulheres e comemorou o sucesso do mamógrafo móvel em ações realizadas durante o Outubro Rosa.
Foram ainda articuladas ações conjuntas entre a Comissão da Mulher da ALERJ e a retomada do curso de boas práticas nas maternidades no estado do Rio de Janeiro, para garantir uma experiência positiva e humanizada no parto, que esteja alinhada com um nascimento seguro e respeitoso.