Para encerrar a campanha "Novembro Azul", a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) promoveu, nesta terça-feira (28.11) um evento destinado aos servidores e colaboradores da pasta. Dezenas de serviços e atividades foram oferecidos gratuitamente aos profissionais ao longo do dia, como massagem, auriculoterapia, barbeiro, higienização de pele, oficina de meditação, entre outras.
Na abertura do evento, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, relembrou o papel da prevenção no combate ao câncer de próstata.
"A cor azul, assim como o rosa, em outubro, não é apenas para iluminar monumentos. É para lembrar e conscientizar que é preciso se cuidar. Os homens ainda têm essa dificuldade de procurar assistência. Ainda há muito estigma e preconceito. A prevenção é a melhor estratégia em saúde. Os homens precisam entender a necessidade do autocuidado", disse a secretária.
Sérgio Simões, assessor de gabinete da SES-RJ, destacou o papel dos funcionários e enalteceu as últimas gestões que passaram pela secretaria.
"Cada um que está aqui e, principalmente, cada um que está lá na ponta, nas unidades de saúde, tem papel de grande relevância e é fruto dessa sinergia que se constrói e que nasce no gabinete da secretária e vai até a ponta. Foi assim com Alexandre Chieppe e com Dr. Luizinho, assim como com a Claudia Mello agora. Isso provoca um orgulho muito grande em cada um de nós. Somos uma secretaria que cuida de gente, que acolhe, que se preocupa e que integra", declarou Simões.
André Coutinho, 60 anos, do setor de infraestrutura da Fundação Saúde, esteve no evento e aproveitou a oportunidade para realizar o teste rápido de PSA, que pode identificar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia e até o câncer de próstata, por exemplo.
"Eu venho acompanhando minha saúde há um tempo e recomendo que todos façam o mesmo. O câncer de próstata é uma uma doença silenciosa e muitas vezes fatal. Descobrir com estágio avançado pode ser mais grave. A saúde é fundamental e a prevenção também. Vamos correr atrás", aconselhou.
O evento que encerrou a campanha do Novembro Azul na SES-RJ contou ainda com atividades de ping-pong, sinuca, totó, aulão de capoeira, de primeiros socorros e defesa pessoal, stand de degustação, cozinha criativa, apresentação musical, ginástica, sorteio de brindes e danças urbanas.