Médica especialista em segurança do paciente, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou, nesta terça-feira (19/09), de um debate sobre o tema no Hospital Estadual Ricardo Cruz (HerCruz), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento comemorou o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no último domingo (17/09), e reuniu profissionais do HerCruz para tratar do assunto. “Setembro Laranja” é o mês dedicado a discutir e repercutir o trabalho contínuo realizado nas unidades hospitalares em relação às ações e às práticas que visam à segurança do paciente nas unidades de saúde.
"A cada momento uma pessoa passa por um evento adverso numa unidade de saúde, seja ela pública ou privada. O 'Setembro Laranja' é um mês para refletirmos ainda mais sobre o cuidado, o zelo e a empatia entre profissionais e pacientes. Se ao final deste dia eu tiver conseguido engajar uma pessoa nesta causa que seja capaz de mudar a vida de alguém, estarei feliz", afirmou a secretária, lembrando ainda o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) este ano: Eleve a voz dos pacientes.
Presente ao encontro, o diretor geral do HerCruz, Caio Souza, destacou o papel humanizado dos profissionais como método transformador na vida dos pacientes.
"Ser profissional de saúde é um dom. Mas esse dom e a nossa capacidade técnica precisam estar associados às boas práticas, ao cuidado, ao amor. Esse é o diferencial das nossas profissões", declarou o gestor do hospital, que tem o Certificado de Compromisso com a Qualidade e Segurança do Paciente, emitido pelo Programa de Excelência em Gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), tornando-se a primeira unidade de saúde do estado a ganhar uma certificação nessa categoria.
Após o debate, a secretária Claudia Mello visitou as instalações do hospital e recebeu homenagens dos profissionais do HerCruz, que fizeram questão de lembrar que a médica é a primeira secretária de Estado de Saúde servidora do Rio de Janeiro. "Eu me sinto representante de todos os servidores. Fico muito feliz com esse apoio. Sei que este é um enorme desafio e preciso da ajuda de todos os nossos colaboradores", disse.