O Hemorio, hemocentro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), realiza, em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), no domingo (17/09), a partir das 7h, uma campanha que une futebol e solidariedade. “Sangue, amor e paixão” é o lema da ação em que a Suderj vai disponibilizar convites do primeiro jogo da final da Copa do Brasil - que ocorre neste domingo, entre Flamengo e São Paulo, no Maracanã - para as primeiras 100 pessoas que forem doar sangue na sede do Hemorio.
Cada doador terá direito a um convite. Para aqueles que não conseguirem chegar a tempo, mas mantiverem o espírito esportivo dando o sangue para salvar vidas, estão reservadas 200 camisas temáticas da campanha, como agradecimento. Os convites são para um ala específica e não podem ser trocados ou comercializados. A entrada é pelo Portão A, do Setor Leste Superior do Maracanã.
“Essa é mais uma ação que busca salvar vidas. Nosso único intuito é estimular a doação de sangue, tão importante para quem precisa. É uma ação super importante para mantermos nossos estoques em dia, uma vez que o Hemorio fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública", explicou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
O presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Renato de Paula, reforça que os convites são cortesias, com venda proibida para setor específico do Maracanã.
“Vamos montar um esquema especial com apoio da Polícia Militar e CET-Rio, além de equipes da própria Suderj para garantir uma ação de boa-fé e generosidade. Acredito que a participação dos torcedores será um sucesso, pois sei que todos carregam a vontade de ajudar o próximo e a colaborar com quem mais necessita”, disse Renato, que manterá uma equipe alertando os doadores sobre as normas do Hemorio para a doação.
A organização da campanha reforça a orientação para que compareçam ao local observando as regras para doação e de funcionamento da própria ação. A abertura do portão de acesso de pedestres ocorre às 7h de domingo, portanto, a organização pede que os torcedores não cheguem antes.
O domingo é o dia em que, historicamente, o movimento no Hemorio é menor, por isso a campanha é realizada nesse dia. Durante os dias da semana, o hemocentro coleta, em média, 180 bolsas. Já no domingo, só recebe um terço, em torno de 40 bolsas.
O evento contará ainda com a participação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) no pátio da unidade.
Atenção às normas para doar sangue
Para quem já é doador
É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.
Para quem nunca doou
A idade é entre 16 e 60 anos.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital também é impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.