A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu, nesta quinta-feira (01/06), a doação de 20 novos laptops da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a mediação feita pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). A entrega dos computadores aconteceu no MP-RJ, no Centro, e marcou a primeira entrega do ano da fundação. A previsão é que, em 2023, sejam doados 250 laptops pela FGV, beneficiando centenas de crianças carentes.
A ação é fruto de um acordo firmado entre a 1ª Promotoria de Justiça de Fundações, a 3ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital e a FGV, que estabeleceu, entre outros compromissos, a entrega de notebooks. Seis unidades da Secretaria de Saúde – com crianças internadas – terão acesso ao equipamento: Hospital Estadual da Criança, Hospital Estadual Getúlio Vargas, Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Hemorio, Hospital Estadual Alberto Torres e Hospital Estadual Ricardo Cruz.
“Os laptops serão usados por crianças internadas em seis unidades de nossa rede. No período em que eles estiverem se recuperando, eles poderão dar continuidade aos seus estudos com aulas temáticas, vídeos de relevância ou acessando novos conteúdos. Outra ação importante é a realização de vídeo chamada, em que o paciente poderá falar com seu familiar”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.
O Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Fundações José Marinho Júnior disse que a doação tem por finalidade beneficiar crianças carentes.
“É uma ação conjunta que envolve o MP e a FGV com o objetivo de prestar uma ação social, promovendo a inclusão digital”, ressaltou o Promotor de Justiça.
O advogado da FGV Carlos Alberto Almeida ressaltou que a doação contribuiu para o aprendizado e o desenvolvimento da criança.
“A tecnologia abre portas para o conhecimento. Ela complementa o aprendizado tradicional e aguça o lado cognitivo da criança. Há dois anos, incorporamos essa ação na fundação”, frisou o representante do FGV.