“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”, cantava Dorival Caymmi em “Samba da minha terra”. Os amantes da folia do Momo já tomaram as ruas, seguindo blocos que começam bem cedinho, atravessam o sol de meio dia e seguem noite a dentro. Para seguir nessa maratona, a Secretaria de Estado de Saúde elaborou 7 dicas de ouro para garantir a energia até a quarta-feira de cinzas.
- Quem gosta de carnaval não pode se esquecer de cuidados básicos com a saúde. Mantenha uma alimentação leve, use roupas frescas, protetor solar, beba água frequente e vá a um posto de saúde atualizar a carteira de vacinação – recomenda o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.
Antes de enfrentar a maratona de desfiles e blocos ou colocar o pé na estrada, confira alguns cuidados para curtir o carnaval.
1 – Hidratação
Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas como: melancia, melão, tangerinas, laranjas e abacaxi. Atenção: bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação.
2 - Proteção solar
Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.
3 – Alimentação
Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de saladas de folhas e legumes, macarrão e carnes magras ou ovos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.
4 – Doenças
Contatos íntimos como por meio do beijo são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação door outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).
5 - Dengue, zika e chikungunya
Antes de viajar, identifique os locais onde a água pode ficar parada em sua casa. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados e limpos. O mesmo vale para a caixa d’água e para os recipientes que possam acumular água, como garrafas, potes, latas, pneus, que devem ficar sempre protegidos da chuva.
6 – Vacinação
Manter as vacinas em dia é sempre importante para garantir a sua saúde e a de quem você ama. Procure um posto de saúde e atualize seu cartão de vacinação.
7 – Doação de sangue
O Hemorio lançou a campanha “Carnaval Tá No Sangue”, com objetivo de atrair doadores de sangue durante o período de folia. Para doar é preciso ter entre 16 anos (com os responsáveis) e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Para mais informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, através do número 0800 282 0708.