Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
 Secretaria de Saúde retoma serviço de castramóvel de cães e gatos 23/01/2023 Secretaria de Saúde retoma serviço de castramóvel de cães e gatos Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal vai levar o serviço do RJPET de castração animal a todas as regiões do estado

Donos de cães e gatos das zonas Norte e Oeste já podem castrar seus bichinhos gratuitamente no estado do Rio de Janeiro. Na próxima segunda-feira (23/01), a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, retoma o serviço do RJPET de castração móvel de cães e gatos. Os procedimentos serão realizados em dois endereços: estacionamento do Marapendi Shopping, na Barra da Tijuca, e no Shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe.

- Trazer a política de proteção e bem-estar animal para a Secretaria de Estado de Saúde demonstra a importância que o Governador Cláudio Castro tem com essa pauta. Esse serviço é o começo de um conjunto de programas que serão realizados nessa área - explicou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Os agendamentos para castrações já estão abertos para os ônibus que ficarão por 30 dias em Guadalupe e na Barra, das 8h às 14h. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e tutores, um animal por mês. Os castramóveis funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, e contam com aproximadamente 50 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 40 minutos.

- Caso a pessoa não possa comparecer ao castramóvel, ela tem a opção no site de marcar o procedimento em uma clínica veterinária mais próxima de sua casa - explicou a subsecretária Camila Costa, lembrando que os endereços de todas as clínicas credenciadas podem ser consultados no site.

 

Programa estadual de castração animal


Em dezembro de 2021, o Governo do RJ deu início ao programa estadual de esterilizações animais e, em apenas 12 meses, alcançou a marca de mais de 200 mil animais castrados, se tornando o maior projeto de castração móvel do mundo. O serviço tinha como objetivo realizar 100 mil castrações em um ano, mas, com clínicas licitadas e situadas em todas as regiões do estado, e seis castramóveis itinerantes atendendo em pontos estratégicos da Região Metropolitana, foi possível dobrar a meta antes do previsto.


O projeto de castração tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas. O Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil. Desses, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões, gatos. A estimativa é que, durante a pandemia, a quantidade de animais abandonados no RJ subiu 40%, chegando perto de 1,3 milhão de novos bichos desabrigados.

 

Importância da castração


De acordo com o veterinário da SES Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.


- O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território - esclarece o veterinário Samuel Lima.

Serviço
Início das castrações: 23/01/2023
Horário: 8h às 14h
Locais:
- Av. das Américas, 3959 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - shopping Marapendi
- Rua Leocádio Figueiredo - Guadalupe, Rio de Janeiro - Shopping Jardim Guadalupe

Telefones úteis