Primeiro dia da Semana da Saúde de Magé realiza 2.900 atendimentos 15/06/2022 Primeiro dia da Semana da Saúde de Magé realiza 2.900 atendimentos Evento acontece até amanhã na Praça Sete de Setembro, em Piabetá

Mais de 2.900 atendimentos foram realizados no primeiro dia da Semana da Saúde de Magé, na Baixada Fluminense. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Prefeitura de Magé, acontece até amanhã (15.06), das 8h às 16h, na Praça Sete de Setembro, em Piabetá.

No primeiro dia, os destaques foram a vacinação com 617 atendimentos; a odontologia, com 412; e as aferições de pressão, glicose e colesterol, com 250 cada. Além disso, quem passou pela praça também pode realizar atendimentos nos serviços de saúde mental; fisioterapia; detecção de anemia falciforme; testagens de Vigilância em Saúde e testes para detecção de Covid-19.

Os servicos da saúde do homem, com consultas com urologistas e realização de teste de PSA, também estavam entre os serviços buscados pela população. Na área social, ocorreram ainda atendimentos para atualização dos cartões do SUS e bolsa família.

— As equipes envolvidas na Semana da Saúde estão dedicadas a oferecer nestes dias a melhor assistência possível à população, ofertando serviços importantes que acabam deixando de ser buscados em meio às tarefas do cotidiano. Essa é a relevância deste tipo de evento, aproximar o cuidado em saúde das pessoas — explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Exames e outros serviços para a população

No espaço dedicado à Saúde do Homem, são realizadas consultas com urologista e testes de PSA para investigação de tumores na próstata. Para passar pelo atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família. O inspetor de alunos Wallace Cristian foi um dos que buscou os serviços da Semana da Saúde de Magé para aproveitar a praticidade do evento.

– Estou aqui hoje nessa ação itinerante que é muito importante para a população. Eu vim fazer exames periódicos, que todo homem deve fazer, porque é muito importante esse cuidado com a saúde – comentou.

Quem ainda não se vacinou contra Covid-19 no esquema primário (1ª e 2ª dose) ou já está no tempo de receber a 1ª ou 2ª dose de reforço pode aproveitar o evento para receber a imunização. No estande, estão disponíveis ainda vacinas para atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

– Esse evento ajuda na conscientização para que as pessoas tomem a vacina, porque ela é um meio para proteger de qualquer doença. É muito importante que todo mundo se vacine – afirmou Marinete Santos, professora de história e geografia.

Para realizar o cadastro ou a atualização do cartão SUS, é necessária apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e, para recém-nascidos, a certidão de nascido vivo. A dona de casa Rosangela Souza também foi em busca de exames e se surpreendeu com a diversidade dos atendimentos.

– Eu vim medir a minha glicose, porque sou diabética, mas quando cheguei aqui vi que tinham outros serviços e resolvi fazer o teste para Covid e a avaliação corporal. Achei essa ação muito importante para cuidar da saúde das pessoas – celebrou.

A ação é realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com a Prefeitura de Magé, com promoção da Rádio Tupi. A Semana da Saúde conta ainda com o apoio da Drogaria Venancio e da Medlevensohn.