Com mais de 15 especialidades oferecidas, unidade se transformou em referência no enfrentamento da doença

Unidade pioneira na saúde pública do estado, o Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19 do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj) completa um ano de atividades nesta segunda-feira, 20.06, com vários motivos para celebrar. Além de ter registrado, até 15 de junho, 34.411 atendimentos dentro das 15 especialidades de saúde disponíveis aos usuários, o ambulatório, criado com o objetivo de promover a reabilitação plena dos pacientes e trazê-los de volta à rotina com segurança, acaba de ser reconhecido, por comissões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) “uma referência no controle da pandemia na América Latina”.
O aniversário da unidade foi celebrado na manhã desta segunda-feira, durante cerimônia realizada na sede do ambulatório, em Vila Isabel, e contou com a participação do secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, de pacientes, funcionários do hospital, pesquisadores e coordenadores, além de autoridades de saúde do estado. Alexandre Chieppe reforçou a importância do comprometimento e dedicação do corpo de saúde do Hupe em prol da população fluminense, num momento tão delicado de crise sanitária como o da pandemia:
“O comprometimento da equipe do Hupe possibilitou ao hospital desempenhar um papel determinante no enfrentamento à Covid-19. O cuidado com as sequelas da doença e o desenvolvimento de pesquisas na área, abrindo espaço para novos conhecimentos, são sem dúvida um modelo de trabalho de excelência”, ressalta o secretário.
Diretor geral do hospital e professor da Uerj, Ronaldo Damião falou sobre os desafios e conquistas de se trabalhar durante a pandemia e ressaltou a união das equipes, fundamental para o êxito do trabalho.
“A sensação é de dever cumprido com a sociedade. Alguns pacientes chegavam em cadeira de rodas e, na alta, já estavam correndo na esteira. Era impressionante de se ver. A cada dia, uma vitória, que só foi obtida graças a muita dedicação e engajamento de todos. E graças também ao apoio incondicional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), da Uerj, da Faperj, e dos demais colaboradores”, enfatiza o diretor.
O deputado federal Doutor Luizinho destacou a importância do papel do Hupe na prestação de um serviço de saúde de qualidade à população fluminense
“Antes de tudo, é uma instituição que preza pela formação de recursos humanos. Dessa forma, com seres humanos de qualidade, a medicina torna-se também de excelência”, registra.
O professor Rui de Teófilo, diretor médico do Hupe, lembrou o “gabinete de crise” formado no início da pandemia, e os cuidados, critérios e dedicação de todas as especialidades e profissionais, de saúde e administrativos, do hospital ao longo de todos estes meses. “É um desafio gigantesco recuperar estes pacientes, já que as sequelas são muitas, apresentando-se sob diversas formas. Esta integração e mobilização internas, junto aos apoios externos, como o da SES-RJ, foram vitais em todos os momentos de enfrentamento à Covid-19, e continuam sendo agora nas sequelas. Fica aqui o nosso eterno agradecimento a todos”.
O Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid-19 do Hupe-Uerj fica no Boulevard 28 de setembro 125, em Vila Isabel, em um prédio anexo ao hospital universitário.