Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES-RJ realiza o X Seminário de Boas Práticas e Lançamento do Ciclo 2022 do Programa de Excelência em Gestão 09/05/2022 SES-RJ realiza o X Seminário de Boas Práticas e Lançamento do Ciclo 2022 do Programa de Excelência em Gestão

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou, no dia 29 de abril, o X Seminário de Boas Práticas e o Lançamento do Ciclo 2022 do Programa de Excelência em Gestão (PEG/SES).

O seminário contou com o tema: “Autoavaliação da Gestão e sua relevância para o aprimoramento contínuo das práticas de Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente”.
Durante o evento, foi celebrada a Campanha Abril pela Segurança do Paciente deste ano, com apresentações e reflexões sobre as boas práticas do autocuidado do paciente.

A Secretária Adjunta da SES-RJ, Dra. Claudia Mello, ressaltou a importância do debate sobre boas práticas de segurança do paciente:

- Em 2022, visando uma atuação mais direcionada e efetiva para fortalecer, disseminar e internalizar a Qualidade e a Segurança do Paciente, o programa de Excelência em Gestão integra nas suas ações uma maior interação com as Práticas de Segurança do Paciente – destacou a Dra. Claudia Mello.


O seminário on-line contou com cerca de 115 participantes, sendo em sua maioria profissionais que atuam nas unidades de saúde da SES-RJ, áreas do nível central, representantes das organizações sociais, Fundação Saúde e Organizações Parceiras.

Durante o evento, foram apresentadas quatro palestras para o público: “Retrospectiva Programa de Excelência em Gestão, ministrada pela Coordenadora de Qualidade da SES-RJ, Meirelane Rosa; “Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente”, ministrada pela Coordenadora da Segurança do Paciente da SES/RJ, Dra. Maria de Lourdes; “Como a Assistência Farmacêutica pode contribuir para as práticas do autocuidado”, ministrada pela Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES/RJ, Samira El Adji, em conjunto, com a Rafhaella Cedro.

A Coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Juliana Nepomuceno, apresentou “A Experiência do Hospital Estadual Getúlio Vargas na Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente”. Finalizando o evento, foi apresentada pela Coordenadora de Qualidade da SES/RJ, Meirelane Rosa, uma retrospectiva das ações do Programa de Excelência em Gestão e as Diretrizes do Programa no Ciclo 2022.

 

Programa de Excelência em Gestão (PEG)

Criado em Junho de 2007, o programa tem a missão de “Oferecer subsídios para a melhoria da gestão, visando atender as necessidades da Saúde do Estado do Rio de Janeiro” atuando na implementação de Metodologias e Ferramentas de Gestão e Qualidade, que constituem a base dos principais Programas de Melhoria Contínua.

A Coordenadora de Qualidade da SES/RJ, Meirelane Rosa, destacou que a qualidade é um princípio que norteia tudo que fazemos e deve ser almejada cotidianamente por todos os profissionais, lideranças e gestores:

- É uma busca que deve ir além da garantia de um cuidado seguro, pois envolvem outros aspectos do processo do cuidado que necessitam de uma visão sistêmica e integrada das práticas de Gestão da Instituição de saúde como um todo. Acreditamos firmemente como diz o slogan do PEG que, para a Saúde, “O remédio é a GESTÃO” – ressaltou Meirelane Rosa.

Telefones úteis