Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Vigilância em Saúde
LACENRJ
O LACEN
Biografia Noel Nutels
LACENRJ
Biografia Noel Nutels
“Eu não clinico, não tenho consultório. Fazia Malária e agora faço Tuberculose. Minha mania: o índio.”

Noel Nutels nasceu na cidade russa de Ananiev (hoje na Ucrânia), em 24 de abril de 1913. Alguns meses antes do nascimento do filho, o pai de Noel viajou para o Brasil para fixar residência. Entretanto, durante a 1ª Guerra Mundial, a família perdeu contato, que foi somente restabelecido em 1920. No ano seguinte, Noel, a mãe e a tia desembarcaram no Recife para depois morar no interior de Alagoas. Lá, Noel Nutels concluiu o ensino básico e em seguida transferiu-se para um colégio católico, em Garanhuns (Pernambuco). Em 1936, graduou-se na Faculdade de Medicina do Recife.

Os interesses do jovem médico voltaram-se para a saúde pública, especializando-se como sanitarista e tisiologista. A tuberculose era na época uma doença extremamente resistente e, assim como hoje, atingia com maior incidência as populações de baixa renda. Em 1938, um ano após obter a naturalidade brasileira, ingressou no serviço público, com a nomeação para o Instituto Experimental Agrícola de Botucatu, São Paulo. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro e, na Companhia de Saneamento da Baixada Fluminense, aperfeiçoou-se no combate à malária.

A partir da admissão como médico da Fundação Brasil Central, em 1943, e na participação da Expedição Roncador-Xingu (1946), ao lado dos Irmãos Villas-Bôas, Noel Nutels tornou-se incansável amigo dos índios brasileiros, dedicando-se à preservação do patrimônio físico e cultural das populações indígenas. Como conseqüência, em toda a produção acadêmico-científica do sanitarista, encontra-se uma constante preocupação com a saúde do índio, especialmente no campo da tisiologia.

Em 1952, Noel Nutels elaborou o “Plano para uma campanha de defesa do índio brasileiro contra a tuberculose” e, em 1961, publicou o “Cadastro tuberculínico na área indígena”. Como reconhecimento acadêmico, participou dos Congressos Brasileiros de Tuberculose e Doenças Respiratórias entre 1951 e 1972 e, em 1963, do Congresso Internacional de Tuberculose, em Roma.

Noel Nutels foi ainda criador e primeiro diretor do SUSA (Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas), diretor do Serviço de Proteção aos Índios e membro do Conselho Diretor da FUNAI. Casado em 1940 com Elisa Trachtenberg, teve dois filhos, Salomão e Berta. Faleceu no Rio de Janeiro, em 10 de fevereiro de 1973.

Telefones úteis