Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Setores da Saúde
Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde
Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade
Grupo de Condutores
PNAISP
Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em situação de Vulnerabilidade / SAPV
PNAISP

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP)

GRUPO CONDUTOR ESTADUAL DA PNAISP

A Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade/SUBVAPS/SES por meio da Coordenação de Ações em Saúde para População em Situação de Vulnerabilidade (Equipe Técnica Estadual da PNAISP) coordena o Grupo Condutor da PNAISP no Estado do Rio de Janeiro. Instituído pela RESOLUÇÃO CONJUNTA SES/SEAP Nº 579 DE 11 DE DEZEMBRO DE 2018, esse grupo tem por objetivo principal apoiar a implantação e implementação da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, além de acompanhar o desenvolvimento das ações e serviços de saúde destinados aos privados de liberdade no território estadual de forma regionalizada.

O grupo é composto pelas Secretarias de Estado: Saúde, Administração Penitenciária e Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Conselho Estadual de Saúde, Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Compete ao Grupo Condutor:

I. Mobilizar os dirigentes do SUS e dos sistemas prisionais em cada frase de implantação e implementação da PNAISP;
II. Apoiar a organização dos processos de trabalho voltados para implantação e implementação da PNAISP do Estado do Rio de Janeiro;
III . Acompanhar os processos de planejamento técnico-orçamentários da PNAISP no âmbito do Estado do Rio de Janeiro;
IV . Identificar e apoiar a solução de possíveis pontos críticos em cada fase de implantação e implementação da PNAISP; e
V. Monitorar e avaliar o processo de implantação e implementação da PNAISP.

Com o objetivo de garantir a melhoria do acesso e da qualidade do cuidado integral no SUS junto às pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, a PNAISP prevê que os serviços de saúde no sistema prisional passem a ser ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do SUS, qualificando principalmente a Atenção Primária no âmbito prisional como porta de entrada do sistema e ordenadora das ações e serviços de saúde pela rede.

O Grupo Condutor aborda diversos temas, como: o cenário da PNAISP no ERJ, a conjuntura das unidades prisionais do Estado e agendas que se relacionam com essa política pública. Também respeitando a especificidade das ações em Saúde para a população privada de liberdade é no Grupo Condutor que algumas fases de seu processo de implantação são pensadas e articuladas: Diagnóstico (análise situacional) e Adesão (política e técnica com definição do grupo condutor); Desenho da rede (pactuação dos fluxos, dos pontos de atenção e suas missões); Contratualização dos pontos de atenção e a Qualificação dos componentes da rede. Desta forma também se constituem em ferramentas de produção de dados e qualificação dos indicadores em saúde. Entende-se que nos espaços do Grupo Condutor da PNAISP podem ser construídos diagnósticos, estabelecidas prioridades e os desenhos das redes são elaborados. Neste espaço são, portanto, elaborados os Planos de Ação da PNAISP.

Seguem listadas todas as atas pertinentes às reuniões ordinárias deste Grupo desde 2019.

Telefones úteis