Subsecretaria de Atenção à Saúde
Notícias SAPS
Atenção Primária à Saúde
Notícias SAPS
20/12/2023 Diálogos com os municípios sobre as experiências de implementação de ações da Política de Doença Falciforme no estado do Rio de Janeiro. No dia 16 de novembro de 2023 aconteceu na sede da Secretaria de estado, o encontro entre os municípios do estado do Rio de Janeiro coordenados pela área Técnica para Saúde das Pessoas com Doença Falciforme, da Superintendência de Atenção Primária em Saúde, da SubVAPS.

O papel da APS para a atenção qualificada às pessoas com Doença Falciforme foi apresentado pela Dra Halene Armada, superintendente da atenção primária à saúde, quem ratificou a importância da APS em relação à busca ativa e sinais de alerta da Doença Falciforme. Na sequência, Dra Marcia Alves, coordenadora da área técnica para saúde das pessoas com Doença Falciforme destacou as resoluções da SESRJ para repasse de recursos, tendo o critério de número de casos por raça/cor por base populacional por município, como estratégia de priorização para alocação dos recursos. Também ressaltou a necessidade de incrementar as notificações de transtornos falciformes no estado do Rio de Janeiro já vigente desde 2021. Dra Clarisse Lobo e Dra Sonia Barros, abordando as temáticas Atenção integral às pessoas com Doença Falciforme e a Hemorrede e a atenção às pessoas com Doença Falciforme no estado do Rio de Janeiro, respectivamente, reforçando a necessidade da atuação em rede de atenção à saúde encerraram a atividade da parte da manhã. Na sequência, os municípios de Angra do Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Magé, Maricá, Niterói, Petrópolis, Rio Bonito, Rio de Janeiro e São Gonçalo relataram ações e iniciativas de implementação da política de atenção à saúde das pessoas com doença falciforme, momento em que significativos avanços foram percebidos, ainda que desafios tenham sido apontados e uma rica discussão disparada. Por fim, o encontro disparou um fortalecimento de uma rede de colaboração entre os pontos focais municipais de saúde que compareceram e participaram ativamente e marca uma agenda propositiva em direção do plano estadual de Saúde 2024-2027.