O coordenador estadual de saúde do homem, Giovani Dimas destacou em sua fala que o cuidado integral à população de homens merecem a nossa especial atenção, considerando as evidências científicas e as tendências epidemiológicas.
As particularidades masculinas relacionadas ao adoecimento, fazem um chamado de atenção à mortalidade prematura de homens por doenças crônicas não transmissíveis - DCNTs e a morbidade, vinculada a comportamentos diários inadequados e ainda a procura por atendimento médico nos serviços de emergências e não na UBS local, sendo essa a porta de entrada do SUS preferencial para tratar da saúde preventivamente.
Os demais convidados que compunham a roda de conversa, acompanharam a fala do coordenador estadual em seu discurso, fortalecendo a promoção à saúde na Atenção Básica.
A abordagem ao profissional de saúde da rede, criou a abertura de espaço, de diálogo e entendimento sobre as necessidades de saúde desse público específico. A exposição da PNAISH e sua transversalidade facilitou a interação e o interesse, onde se propôs uma autoanálise sobre os variados aspectos de saúde, masculinidades e a reflexão em caráter continuado sobre a saúde de quem cuida da saúde dos usuários da rede.