Subsecretaria de Atenção à Saúde
Notícias SAPS
Atenção Primária à Saúde
Notícias SAPS
15/09/2022 Projeto de Implementação de Ações de saúde na APS Resolução 1031 de maio de 2022.
A Superintendência de Atenção Primária à Saúde iniciou em agosto deste ano, uma proposta de qualificação voltada para a equipe da gestão da atenção primária do estado do Rio de Janeiro. Em parceria com o Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a expectativa é qualificar o processo de trabalho da equipe do apoio técnico regional e áreas técnicas, até novembro de 2022.

Ao longo destes meses, o programa de qualificação abordará a gestão da informação, monitoramento e avaliação, as linhas de cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde (APS) e estratégias de apoio técnico institucional.

A qualificação do processo de trabalho da gestão da APS tem sido um dos principais eixos de atuação da Superintendência de APS, com vistas ao fortalecimento da atuação das coordenações municipais de APS no Sistema Único de Saúde.

Uma das temáticas será abordada em 40 horas, na modalidade presencial, com oficinas de trabalho e aulas expositivas dialogadas.

“A parceria com IMS/UERJ está nos proporcionado um momento de atualização, reflexão e redesenho das atividades da equipe SAPS. A ideia é que eles possam abordar estes conteúdos com os coordenadores municipais da APS, adaptando para as especificidades regionais. Qualificar o processo de trabalho é fundamental para fomentarmos a melhoria do cuidado ofertado na APS", ressalta a Superintendente da APS da Secretaria de Estado de Saúde, Halene Armada Silva.